Quanto mais força você fizer, maior será a dor que irá sentir

Quanto mais força você fizer, maior será a dor que irá sentir

Muita reflexão e equilíbrio a todxs! Gostaria de compartilhar com vocês uma pequena reflexão que fiz com alguns amigos que estavam passando por dificuldades em algumas relações humanas.

Eis a questão: se você segura 1kg de feijão na fila do supermercado ele não pesa tanto né? Mas se ficasse a tarde inteira segurando ele? A semana toda? Imagina por um mês inteiro? Conseguiria passar um ano completo? NUSS. Ninguém consegue isso. Por que? Por que fazer força o tempo inteiro é desgastante para nosso corpo, nossas fibras musculares, como tudo que possui vida, precisam de um tempo para recarregar, precisam zerar as energias, juntar outras mais e recomeçar. Isso se chama homeostase. É uma tentativa do universo de retomar o equilíbrio.

O leitor atento deve estar se perguntando o motivo de tal alegoria. É simples, é para ilustrar que toda relação humana (adulta), seja afetiva, profissional, religiosa, acadêmica, ou outra, precisa encontrar um ponto de descanso (ou acalento, se preferirem). Ou seja, se você precisa estar segurando algo o tempo inteiro para que se mantenha próximo ou organizado, ou até seguindo, é porque é hora de pensar se isso vale mesmo a pena. Imagina se você sempre cede no seu relacionamento, se só você busca a pessoa; se você não aguenta mais o trabalho em que está, tem que insistir para que algo seja feito ou escuta reclamações todos os dias; vai às aulas que não te motivam, fica lá por que alguém disse que é importante "aguentar", que depois melhora ou algo do tipo; ou seja, consegue se imaginar fazendo isso por uma semana? um mês inteiro? Um ano completo ou mais? Pense bem, algumas coisas não valem tanto esforço.


Não estou dizendo que se deve desistir de algo, jamais. Por favor, não entendam assim. Tentem ao máximo, esgotem suas possibilidades, conversem, lutem, persistam. Mas lembre que a maioria dos peixes nada com a correnteza. E, aqueles que nadam contra ela, o fazem uma vez ao ano ou apenas uma vez na vida, pois não aguentariam nadar contra a correnteza a vida inteira. Homeostase é importante não só para deixar as coisas em equilíbrio inicial, mas também para sinalizar que é tempo de juntar forças para outras lutas.

Lembrem da corda, se você a segura com força você pode aguentar mais, claro, mas as vezes, soltar ela pode ser melhor, ela deixa de doer quando não nos prende mais. E se for pra segurar, não segure só. Se depender só de você deixe ir. Prender não é a solução, se fosse os pássaros não sairiam do ninho, nem as lagartas de suas pupas. Belas borboletas precisam de espaço pra voar. E lembre mais, as borboletas voltam aos lugares onde começaram seus voos para deixar novas lagartas. A vida segue, de uma forma ou outra. 

Boa semana a todxs.


Quanto mais força você fizer, maior será a dor que irá sentir Quanto mais força você fizer, maior será a dor que irá sentir Reviewed by Fala Berenice on 14:01:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.