recent posts

banner image

Esse é o disco mais feminista dos anos 00, e você precisa ouvi-lo

Esse é o disco mais feminista dos anos 00, e você precisa ouvi-lo
Se em 2017 uma artista falar tão abertamente sobre feminismo e sexualidade incomoda, imagine então em 2002, esse foi o ano de lançamento do Stripped, o quarto álbum de estúdio de Christina Aguilera. Carregado de letras sobre feminismo, violência doméstica, sexualidade e preconceito, o disco foi um projeto mais pessoal de seus antecessores, e talvez o mais icônico de sua carreira. 

Não é a “farofa” que os fãs de música pop de hoje em dia tanto querem, é um álbum para se ouvir com o coração aberto, uma vez que se trata do amadurecimento da cantora.

Feminismo

Então porque eu, supostamente, não deveria ter uma opinião

Eu deveria ficar calada só porque sou uma mulher

Me chama de vadia, porque eu falo o que está na minha cabeça

Acho que seria mais fácil para você suportar se eu sentasse e sorrisse

 
“Can't Hold Us Down” é uma resposta a altura ao rapper Eminem que tentava a todo custo colocar a cantora contra Britney Spears, típico de homem machista né gente?

Problemas familiares

Machucava ver a dor no rosto da minha mãe

Toda vez que o punho do meu pai vinha colocá-la em seu devido lugar

Ouvindo toda a gritaria eu ia chorar em meu quarto

Esperando que aquilo acabasse logo

A coragem de uma cantora de se despir dessa forma é algo que deve ser respeitado, uma das melhores músicas do álbum, “I’m Ok”, é um desabafo comovente da Chris.

Sexualidade, autoestima 

Todo dia é tão maravilhoso

E de repente, fica difícil de se respirar

De vez em quando, me sinto insegura

Com toda a dor, me sinto envergonhada

Considerada um hino da comunidade LGBT, “Beautiful” vai além de encorajar jovens a aceitarem a sua sexualidade, motiva a aceitar seu corpo, cabelo, e qualquer outra coisa que te faça sentir pequeno.

Essas são as canções que se destacam para mim, porém, o álbum em si é completo de melodias e letras fortes que fazem de Christina uma das artistas mais importantes desse século, uma mulher madura que não tem medo de falar sobre sexo e feminismo, qualquer comentário com os dizeres “flop” relacionado a essa mulher é de uma ignorância sem fim, Christina é de grande importância para a cultura pop, com uma discografia maravilhosa e pelo que parece tem álbum novo vindo aí! Vem X-tina!
Esse é o disco mais feminista dos anos 00, e você precisa ouvi-lo Esse é o disco mais feminista dos anos 00, e você precisa ouvi-lo Reviewed by Fala Berenice on 15:12:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.