recent posts

banner image

O que ensinamos quando obrigamos uma criança a abraçar alguém?

Dizer que seu filho precisa abraçar alguém pode parecer algo inocente, mas não é bem assim, precisamos discutir sobre o consentimento das crianças, não é querendo problematizar e sim conscientizar sobre algo que precisa ser educado desde o início que é a segurança e liberdade do seu corpo. 

O que ensinamos ao obrigar uma criança a abraçar alguém?

A foto acima foi publicada na página do Facebook A Might Girl, junto com um artigo intitulado “Eu não sou dona do corpo do meu filho“, da escritora e produtora da CNN, Katia Hetter.

“Tenho 5 anos. Meu corpo é meu corpo. Não me force a beijar ou abraçar. Estou aprendendo sobre consentimento e seu apoio ajudará com que eu me mantenha segura pelo resto de minha vida”, diz um trecho do artigo.

O caso é sério, pois, ensinar a uma criança que ela precisa tocar em alguém mesmo não desejando pode deixa-las vulneráveis a abusadores sexuais. 

A organização Childhood Brasil luta para influenciar a agenda de proteção das crianças e adolescentes no país, eles compartilharam algumas dicas superimportantes de como ensinar consentimento às crianças.

Para crianças de até cinco anos de idade, a dica é explicar que abraços e beijos só podem ser recebidos se elas estiverem de acordo com isso. Nem elas, nem os colegas e nem mesmo os parentes têm o direito de obrigar esses contatos. Até mesmo para lavar o corpo do seu filho ou cortar o cabelo, é necessária a sua permissão. A empatia, portanto, deve ser entendida desde cedo: se algo não faz bem a alguém, não deve ser feito.

Para os mais velhos, entre cinco a doze anos que passam pelo período de puberdade, é necessário falar sobre o corpo. Fazer com que a criança compreenda que as mudanças são naturais é de extrema importância. Além disso, é necessário naturalizar os relacionamentos e estimulá-las a observar as expressões faciais dos outros, para garantir o bem-estar comum.
O que ensinamos quando obrigamos uma criança a abraçar alguém? O que ensinamos quando obrigamos uma criança a abraçar alguém? Reviewed by Fala Berenice on 17:05:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.