Você já foi maltratado por um médico? Entenda o que é a Humanização na Saúde

Você já foi maltratado por um médico? Entenda o que é a Humanização na Saúde

O filme Patch Adams – O Amor é Contagioso, traz um assunto que é abordado há vários anos pelos profissionais da saúde que é a Humanização, antes de comentar sobre o filme, vamos primeiro entender o conceito de Humanismo. 

A ideia de Humanismo nasceu na era do Renascimento combinando com a construção da ciência moderna e, como resultado, instaurou a concepção da dignidade humana através do estabelecimento do potencial natural do ser humano como meta intelectual. Na construção do conceito de humanização em saúde, o humanismo coloca em primeiro plano as ações humanas e os valores morais, como respeito ao próximo, desejo de justiça, atitudes de honra, amor, liberdade e solidariedade.

Voltando ao filme, ele conta a história de Patch Adams, um homem que após uma tentativa de suicídio é internado voluntariamente em um sanatório, a partir daí Patch, vivido por Robin Williams, cria um vínculo de amizade com os demais pacientes, e começa a ver o quanto o laço de amor e compreensão faz a diferença no tratamento deles. 

Patch decidi sair daquele lugar com o objetivo de ser um médico, mas não um simples médico, e sim um profissional que enxerga o paciente em uma visão mais global, entendendo sua história, respeitando suas limitações e sonhos, e evitando tratar o mesmo apenas como um consumidor de serviços de saúde. 

Entrando na faculdade, Patch percebe o buraco que existe entre médico e paciente, a maioria dos profissionais são extremamente arrogantes com um ar de superior, e os doentes são tratados apenas como um objeto de estudo. Trazendo o seu aprendizado do sanatório, Patch vê além, podendo afirmar o quanto o relacionamento frio que os médicos têm com os pacientes reverte negativamente na recuperação dos mesmos.



Não concordando com o comportamento e o sistema frágil, Patch se ver obrigado a lutar contra a ideia de que hospital não pode ser um lugar feliz. Levando então alegria aos pacientes, deixando de chamá-los de ala A ou ala B e sim conhecendo cada um respeitando suas singularidades, desejos e sonhos.

O filme é um retrato da triste situação que presenciamos em diversos hospitais, casos onde o médico nem sabe o nome do paciente ou conversa no máximo por 5 minutos são frequentes. A pratica de ouvir é tão importante quanto apenas escrever uma receita ou usar uma tecnologia de ponta. 

Atualmente Patch Adams é oncologista pediátrico e está com 70 anos, em entrevista a Veja, o americano revelou que ainda temos muito do que reclamar dos hospitais e do processo de ensino nos cursos de Medicina:
“Um lixo. Há 40 anos me correspondo por cartas com muitos alunos de medicina de mais de 120 países e nunca recebi uma mensagem positiva sobre a maneira como têm sido educados. Durante esse tempo todo nada mudou. Os professores são rudes e arrogantes e educam médicos que não gastam tempo suficiente com o paciente. Esses médicos acabam achando normal trabalhar em ambientes de trabalho estressantes. Não há um hospital feliz no mundo. Uma pena. O hospital pode ser um lugar extremamente agradável. Os pacientes deveriam nem sentir vontade de ir embora! ”
O conceito de humanismo é amplo e aborda todo o processo de cuidado com atenção e respeito que vai além da burocracia e dos remédios, como a própria Organização Mundial da Saúde define saúde como “o completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência da doença. ” Ou seja, é necessário acolher o indivíduo como um ser dotado de habilidades, pensamentos e objetivos, ampliando sua voz e não discriminando, evitando tratar o mesmo apenas como um consumidor de serviços de saúde e um objeto de estudo. Patch Adams é uma inspiração para muitos profissionais de saúde que buscam através do Doutores da Alegria levantar cada vez mais a bandeira do humanismo.

Você já foi maltratado por um médico? Entenda o que é a Humanização na Saúde Você já foi maltratado por um médico? Entenda o que é a Humanização na Saúde Reviewed by Fala Berenice on 14:03:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.