Por que dão mais valor a uma Adele branca do que a uma Beyoncé negra?

Por que dão mais valor a uma Adele branca do que a uma Beyoncé negra?

O “oscar da música pop”, VMA, já tem data para acontecer, vai ser no dia 28 de agosto em Nova York, e como era de se esperar, Beyoncé e Adele receberam o maior número de indicações, a dona do LEMONADE ganhou 11, enquanto a interprete de Hello ficou com 8. Até aí tudo bem, as duas fizeram um trabalho bastante relevante. Porém, algumas pessoas não ficaram tão animadas com o destaque que a Queen Bee recebeu.

Os “argumentos” para criticar as indicações são:
Beyoncé não merece, ela comprou.
Ela só é o que é graças ao marido. Ele paga tudo pra ela.
É marmelada.


Será que essas pessoas percebem o quanto estão sendo machistas e racistas?

A maioria das pessoas que não curtem Beyoncé, sempre carregam esse discurso nojento favorecendo o homem (Jay-Z) e tirando a voz da mulher, deixando claro que ela depende do marido para ter sucesso. Ela não trabalha? Trabalha, e muito, antes de ser casada ela já era muito influente, vendia milhões de discos e ganhava vários prêmios, resultado do esforço que começou desde a adolescência. Mas a cultura do machismo fala mais alto, dando todo o mérito do suor dela ao marido, que nada influência no talento e personalidade da artista.



Quando vão perceber que são machistas pra caralho ao sustentar a ideia de que ela depende dele? Muitos não se dão conta devido ao fanatismo que tem pela sua “diva”. É tudo um meio de atingir a fã base que mora ao lado da forma mais desonesta possível, é mais fácil negar o talento de Beyoncé do que aceitar uma mulher negra e independente no topo. Não vejo, nem de longe, pessoas chateadas com as oito indicações da Adele, também não lembro de ninguém ter feito textão com as 13 indicações que Lady Gaga recebeu em 2010. Aí entra a questão do quanto soa racista essa revolta. Por qual motivo uma produção que aborda o racismo e o emponderamento feminino das mulheres negras não merece 11 indicações, e um disco de uma mulher branca que fala sobre fim de relacionamento da forma mais clichê possível merece 8? Se pôr na balança a forte publicidade e somar o valor que o LEMONADE teve para a crítica e os charts, fica evidente que será destaque em grandes premiações.

Agora vamos focar na situação atual dos Estados Unidos onde o racismo e a violência policial contra negros estão cada vez mais fortes. Entendem o quanto é importante um álbum que traz uma discussão como essa ganhar visibilidade?

Beyoncé não é a primeira nem será a ultima mulher negra a enfrentar pessoas que querem "apagar" o seu trabalho, mesmo ele sendo indiscutivelmente superior ao da concorrência. Mas é com esses limões que ela faz sua limonada, ela não precisa provar mais nada pra ninguém, é uma mulher negra independente e com um talento longe de ser limitado, quer você queira ou não. Sorry, I ain't sorry.

Por que dão mais valor a uma Adele branca do que a uma Beyoncé negra? Por que dão mais valor a uma Adele branca do que a uma Beyoncé negra? Reviewed by Fala Berenice on 22:42:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.