Menor de 18 anos: Culpado ou Vítima?

Menor de 18 anos: Culpado ou Vítima?

A população de jovens do Brasil está sofrendo mais um duro ataque. Há uma luta para alterar a lei com a qual uma pessoa pode ser presa como adulta, de 18 anos para 16. Os que são a favor da decisão junto com alguns veículos de mídia tentam persuadir a todos que essa é a solução para o problema da violência no país, já que menores de dezoito que cometem crime não crupe pena. Mas será que o caminho é esse?

Dados apontam que em 54 países que reduziram não houve redução da violência. A Espanha e a Alemanha voltaram atrás; hoje, 70% dos países estabelecem 18 anos como idade mínima. Por que no Brasil seria diferente? 

Cerca de 70% de presidiários voltam ao crime quando ganham liberdade. Não existe, no país, política penitenciaria, nem intenção do estado de recuperar essas pessoas, portanto colocar um menor na prisão é preparar um criminoso ainda maior. Já no sistema socioeducativo como a Fundação Casa, por exemplo, o índice de reincidência é de 20%, ou seja, 80% dos menores são recuperados.

Outro fato é que a Fundação tem mais de 9.016 internos, sendo 82 por latrocínio, menos de 1%. Considerando os dados, reduzir é apenas uma desculpa para isentar o estado do compromisso com a juventude e com o sistema penitenciário.

Quando todos perceberem que o problema do menor é o maior, e que devemos lutar pela inclusão social e a educação escolar, já que esses são dos grandes fatores que contribuem para a violência quando são fracos, talvez os jovens percebam que o país se importa com eles. Quando você deixa de lado a emoção e busca o conhecimento, você passa a ser justo. Essas e outras pesquisas provam que a redução não é a solução, então por que ignorar esses dados?



Referência:

pragmatismopolitico.com.br

Menor de 18 anos: Culpado ou Vítima? Menor de 18 anos: Culpado ou Vítima? Reviewed by Fala Berenice on 09:51:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.