recent posts

banner image

Sabe qual é a droga que está bombando? Medicamento contra diarreia

Sabe qual é a droga que está bombando? Medicamento contra diarreia

Sabe aquela dor de barriga miserável? O que fazer quando o  rabo de macaco quer sair do seu popô? Muitas pessoas estão correndo para o cloridrato de loperamina, o nome do princípio ativo de medicamentos como o Imosec. Até ai tudo ok, mas tem gente dando muito close errado tomando umas seis caixas do medicamento devido aos efeitos de euforia que ele causa em grandes quantidades.

Desde que foi criado, se sabe que a loperamina é um opióide - assim como a heroína e a oxicodona, analgésico em que Dr. House é viciado. Mas os cientistas acreditavam que, ao contrário das suas colegas, a loperamina era toda absorvida pelo intestino - resolvendo a cagadinha rsrs - e não chegava no cérebro.

Como grande parte dos bons insights e das ideias horriveis, essa atitude perigosa de tomar esse tipo de remédio para ficar chapado ganhou muitas reações de amei na internet. Segundo dados de alguns forúns, 25% dos usuários tomavam as pílulas exclusivamente pela sensação de euforia. Mas 70% deles estava tentando reduzir o impacto dos sintomas de abstinência de heroína - e a loperamina começou a ser chamada de "metadona de pobre".

Os usuários chegam a tomar de 30 a 200 mg de loperamina por dia - para você ter ideia do exagero, no tratamento de diarreia, são recomendadas só 16 mg. Evidentemente, tem gente morrendo com isso. Uma pesquisa do Centro de Intoxicação de Nova York estudou dois casos de overdose, de dois homens, um de 24 e outro de 39 anos, com histórico de abuso de drogas, usando a "metadona de pobre" para lidar com o vício.

Segundo os pesquisadores, o número de posts que falavam sobre a droga aumentou 10 vezes de 2010 a 2011. E de 2011 até 2014, o número de atendimentos de emergência nos EUA a pessoas que tomaram doses enormes de Imosec aumentou (pasmem) 71%.

Os autores se preocupam pelo fato do medicamento tem custo baixo e ser muito acessível, além de não ser associado com nenhum estigma social negativo, como outras drogas psicotrópicas. A partir desse estudo, eles esperam pressionar os órgãos de regulação para que o mesmo só possa ser comprado com receita - se isso acontecer, pode complicar um pouco a vida de quem tiver uma emergência intestinal, mesmo podendo salvar muitas vidas. Ao inves de proibir, poderiam educar as pessoas a resolver o probleminha de uma forma mais segura e consciente, até porquê não demora muito para alguém criar outra droga que pode acabar sendo pior.

Sabe qual é a droga que está bombando? Medicamento contra diarreia Sabe qual é a droga que está bombando? Medicamento contra diarreia Reviewed by Fala Berenice on 21:02:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.