Toma remédio para ansiedade? Saiba os efeitos e a dependência que essas drogas podem causar

Toma remédio para ansiedade? Saiba os efeitos e a dependência que essas drogas podem causar

Existem medicamentos que tem a qualidade de atuar exclusivamente sobre a ansiedade e a tensão. Essas drogas já foram chamadas de tranquilizantes, por deixar o ser humano estressado ou ansioso tranquilo. Hoje em dia, prefere-se assinalar esses medicamentos pelo nome de ansiolíticos, ou seja, que “destroem” a ansiedade. De fato, esse é o principal efeito terapêutico desses medicamentos: diminuir ou abolir ansiedade, sem prejudicar em excesso as funções psíquicas e motoras.

Antigamente, o principal agente ansiolítico era uma droga chamada meprobamato, que praticamente desapareceu das farmácias com a descoberta de um importante grupo de substancias: os benzodiazepínicos. Com os nomes químicos que terminam geralmente pelo sufixo am, é fácil saber o que está tomando quando o assunto é remédio para acalmar, exemplo: diazepam, clobazam, bromazepam, entre outros que tendo a formula terminada em am, é um benzodiazepínico, claro que existe exceções como o clordiazepóxido. Por outro lado, essas substancias são comercializadas pelos laboratórios farmacêuticos com diferentes nomes “fantasia”, isso faz com que exista diferentes tipos de remédios: Valium, Lexotan, Somalium, etc.

Efeitos no cérebro

A pessoa fica mais tranquila, como que desligada do meio ambiente e dos estímulos externos. Como consequência disso, os ansiolíticos produzem uma depressão da atividade do nosso cérebro que se caracteriza por: 1. Diminuição de ansiedade; 2. Indução de sono; 3. Relaxamento muscular; 4. Redução do estado de alerta.

É importante notar que esses efeitos dos ansiolíticos benzodiazepínicos são grandemente alimentados pelo álcool, e a mistura do álcool com essas drogas pode levar ao estado de coma. Além desses efeitos principais, os ansiolíticos dificultam os processos de aprendizagem e memória, o que é bastante ruim para aqueles que habitualmente se utilizam dessas drogas.

Vale ressaltar, que essas substancias também prejudicam em parte as funções psicomotoras, prejudicando atividades como dirigir automóveis, aumentando a probabilidade de acidentes.

Essas drogas são muito específicas em seu modo de agir, pois tem predileção quase exclusiva pelo cérebro. Dessa maneira, nas doses terapêuticas não produzem efeitos dignos de nota sobre outros órgãos.

Efeitos tóxicos

Ingerindo o benzodiazepínico e bebida alcoólica, a intoxicação é séria, pois há uma grande diminuição da atividade cerebral, podendo levar ao estado de coma. Outra coisa importante é o uso dessas substancias por mulheres grávidas. Suspeita-se que essas drogas tenham um poder teratogênico razoável, isto é, podem produzir lesões ou defeitos físicos na criança por nascer.

Dependência

Quando usados durante alguns meses seguidos, podem levar as pessoas a um estado de dependência. Como consequência, sem a droga o dependente passar a sentir muita irritabilidade, insônia excessiva, sudoração, dor pelo corpo todo, podendo, em casos extremos, apresentar convulsões. A dependência ocorre mais rápido se a dose tomada for grande desde o início. Há também desenvolvimento de tolerância, embora esta não seja muito acentuada, isto é, a pessoa fica acostumada a droga e precisa aumentar a dose para obter o efeito inicial.

Brasil

Os benzodiazepínicos são controlados pelo Ministério da Saúde, isto é, a farmácia pode vende-los somente mediante receita especial do médico, que deve ser retida para posterior controle, o que nem sempre acontece. Há muito abuso por parte dos laboratórios nas indicações desses medicamentos. Outro fator negativo, está em certas propagandas que mostram que para a mulher sorrir mais e se livrar do estresse e das rugas ela deve tomar tal remédio.

Toma remédio para ansiedade? Saiba os efeitos e a dependência que essas drogas podem causar Toma remédio para ansiedade? Saiba os efeitos e a dependência que essas drogas podem causar Reviewed by Fala Berenice on 20:14:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.